Viaduto que liga o Eixão Sul ao Eixão Norte ficou fechado no mês de julho para recuperação das pistas de concreto. Durante obras, Marco Zero de Brasília foi recuperado após anos 'desaparecido'. Viaduto Buraco do Tatu é liberado
Reprodução/PMDF
O trânsito no Buraco do Tatu foi liberado, na manhã desta quinta-feira (1º), após ficar fechado durante o mês de julho para obras de recuperação das pistas de concreto. O viaduto liga o Eixão Sul ao Eixão Norte, por baixo da rodoviária do Plano Piloto, na região central de Brasília.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Na reforma, foram abertas as juntas de dilatação e trocado todo o concreto das pistas. Além disso, também foram trocadas as sinalização verticais e horizontais, e as paredes foram limpas.
Durante as obras, o Marco Zero do Distrito Federal, que havia se perdido ao longo do tempo, foi recuperado. A marca simboliza o início oficial da capital do país, de onde saíram as primeiras marcações de topografia e engenharia de Brasília (veja detalhes abaixo).
Trânsito no viaduto Buraco do Tatu é liberado
Marco Zero
Marco Zero de Brasília é pintado no Buraco do Tatu
De acordo com o Arquivo Público do DF, a posição onde seria plantada o Marco Zero já podia ser deduzida do projeto descritivo de Lucio Costa para a construção da nova capital federal: os eixos que se cruzam.
A estaca que marca o início da construção de Brasília foi fincada no dia 20 de abril de 1957.
"Começando aos pés do cruzeiro, a equipe, que previamente havia aberto uma clareira cortando em linha reta o suave declive, foi fincando estacas seguindo em direção ao nascer do sol", diz o livreto "Estaca Zero", do Arquivo Público.
Imagem mostra estaca do Marco Zero de Brasília
Arquivo Público do DF
LEIA TAMBÉM:
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.