Fidel Castro, Che Guevara, Rainha Elizabeth II: conheça histórias do 1º hotel de Brasília por onde passaram personalidades mundiais
09/11/2024
Dia do Hoteleiro é celebrado neste sábado (9). Brasília Palace existe desde 1958, era frequentado pelo presidente JK e foi praticamente reconstruído depois de um incêndio, em 1978. Foto do exterior do Brasília Palace Hotel.
Brasília Palace Hotel
Você conhece a história do primeiro hotel de Brasília? 🔎🏨 Ele foi inaugurado em 1958, antes mesmo da capital federal, recebeu a visita de Fidel Castro e da Rainha Elizabeth II, hospedou Che Guevara e era frequentado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
No Dia do Hoteleiro, celebrado neste sábado (9), o g1 conta curiosidades sobre o Brasília Palace Hotel, um local histórico que foi praticamente destruído por um incêndio, em 1978 (veja mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
🏨O hotel está às margens do Lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada, e conta atualmente com 150 apartamentos.
Veja as seguintes curiosidades na reportagem:
Inaugurado antes da própria capital
Planejamento de Oscar Niemeyer e contribuição de Athos Bulcão
Visita de Fidel Castro e da rainha Elizabeth II
Hospedou Che Guevara
Frequentado por Juscelino Kubitschek
Grande incêndio em 1978
1. Inaugurado antes da capital federal
Imagens do Brasília Palace Hotel na década de 50; documentário no Arquivo Público do DF.
O Brasília Palace Hotel foi idealizado pelo presidente Juscelino Kubitschek para receber chefes de Estado, engenheiros e arquitetos envolvidos na construção de Brasília. As obras começaram em 1957 e o hotel abriu as portas em 1958, dois anos antes da inauguração da capital federal (veja vídeo acima).
2. Planejamento de Oscar Niemeyer e contribuição de Athos Bulcão
Brasília Palace Hotel na década de 50.
Arquivo Público do DF
O projeto arquitetônico do Brasília Palace foi feito por Oscar Niemeyer, que também fez o planejamento de diversos prédios da capital.
Painel de Athos Bulcão no Brasília Palace Hotel.
Arquivo Público do DF
A arquitetura modernista contou com os famosos painéis de Athos Bulcão que, assim como Niemeyer, tornou Brasília sua galeria de arte (veja foto acima).
Hotel tem piscina em forma de ovo de páscoa.
Brasília Palace Hotel
Outro destaque do prédio é a piscina em formato de ovo, desenhada por Niemeyer durante a época de Páscoa (veja foto acima). 🏊♂️
3. Visita de Fidel Castro e Elizabeth II
Juscelino Kubitschek e Fidel em 1959.
Associação Brasileira de Imprensa
O hotel recebeu a visita de Fidel Castro em 30 de abril de 1959. À época, Fidel era primeiro-ministro de Cuba, país que havia passado por uma revolução poucos meses antes.
Revolução Cubana: liderados por Fidel Castro, guerrilheiros derrubaram o ditador Fulgencio Batista em janeiro 1959, estabelecendo um governo socialista em Cuba.
Segundo o Memorial da Democracia, a visita de Fidel ao Brasil fez parte da Operação Pan-Americana (OPA), iniciativa do governo brasileiro de unir os países da América.
Rainha Elizabeth II em Brasília, em 1968
A Rainha Elizabeth II também visitou o Brasília Palace Hotel, na década de 1960. No entanto, os registros sobre este momento foram perdidos no incêndio de 1978 (veja detalhes do incêndio mais abaixo).
A monarca passou pela capital em novembro de 1968, em sua única visita ao Brasil (veja vídeo acima). A britânica foi recebida no Palácio da Alvorada, participou de uma sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional, e foi convidada para um banquete no Palácio Itamaraty.
4. Hospedou Che Guevara
Che Guevara (à esquerda) e Jânio Quadros (à direita) em Brasília, em 1961.
Acervo O Globo
Em agosto de 1961, o hotel hospedou Che Guevara, que à época era ministro das Indústrias de Cuba. Assim como Fidel Castro, Che era outro líder da Revolução Cubana.
Ele veio a Brasília após convite do então presidente do país Jânio Quadros. Che ficou hospedado no apartamento 305 e sua comitiva ocupou um andar inteiro do hotel.
5. Frequentado por JK
JK (sentado) e convidados acompanham, pelo rádio, jogo da seleção na Copa de 58 no Brasília Palace Hotel. Ao fundo, painel de Athos Bulcão
Arquivo Público do DF/reprodução
Juscelino Kubitschek não só planejou a criação do hotel como frequentou o local. Foi no hotel que JK ouviu, pelo rádio, a transmissão da final da Copa do Mundo de 1958, primeira em que o Brasil foi campeão.
Antes do fim da construção do Palácio da Alvorada – residência oficial da presidência da República – o presidente JK trabalhava no Rio de Janeiro e frequentemente viajava à noite para Brasília, para ver o andamento das obras da capital.
Nestas ocasiões, JK ficava hospedado no Brasília Palace e tinha uma suíte própria, composta por três apartamentos.
6. Grande incêndio em 1978
Brasília Palace Hotel durante incêndio em 1978.
reprodução
Em 5 de agosto de 1978, um grande incêndio atingiu o hotel. De acordo com o gerente da época, João André da Silva, o incêndio começou em uma sala de reuniões, no terceiro andar, quando uma cafeteira teve um curto circuito e explodiu.
No dia do incêndio, o hotel estava com todos os quartos ocupados devido um evento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os hóspedes conseguiram sair e ninguém ficou ferido. No dia seguinte, o hotel havia sido saqueado e muitos pertences foram levados.
O incêndio destruiu o prédio que ficou fechado por mais de 20 anos. Apenas em 2006, após uma restauração, o Brasília Palace reabriu as portas.
LEIA TAMBÉM:
HISTÓRIA DE JK: Primeiro sapato aos 10 anos, correspondências com Chico Xavier e exílio na ditadura; veja curiosidades sobre Juscelino Kubitschek
CONSTRUÇÃO RECENTE: Conheça paróquia de Brasília premiada internacionalmente e considerada uma das mais 'espetaculares' do mundo
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.